Av. Miruna, 553 - Moema - São Paulo, SP 

11 4172-6693

11 96066-0079

©  2018 by ch34. All rights reserved

A terapia manual é uma abordagem terapêutica não invasiva se comparado com intervenções abertas como as cirurgias comumente realizadas e é, de fato, um procedimento conservador e relativamente simples de manipulação das estruturas articulares e extra articulares. Basicamente, se refere ao conjunto de procedimentos dirigidos à proteção e recuperação das funções das estruturas móveis mediante técnicas relacionadas ao relaxamento e diminuição da tensão muscular através de liberação dos pontos doloridos e movimentos curtos e passivos realizados na articulação.

Mobilização articular intraoral da ATM.

Esta é uma das técnicas de tratamento que utilizamos em nosso instituto, conhecida como “mobilização articular” da ATM. É realizada de forma intraoral, numa direção bem específica. Na mesma sessão de tratameno são realizadas algumas séries de mobilizações, com intervalo de descanso entre as séries. O objetivo deste tipo de abordagem é o alívio da dor e melhora dos movimentos da boca.

CURIOSIDADE

BENEFÍCIOS

Os benefícios são inúmeros, tais como: aumento da amplitude articular que resulta no ganho dos movimentos de abertura e fechamento da boca ou aumento da amplitude dos movimentos cervicais de forma global, melhora ainda a nutrição e a mobilidade da cápsula que envolve a articulação, promove relaxamento dos músculos que se encontravam tensos devido as condições da disfunção. Todos esses benefícios são capazes de agir na diminuição da dor e na melhora dos movimentos que se encontravam comprometidos.

 

Além do tratamento das articulações mencionados acima, realizamos, também, o tratamento para os músculos, sendo que, após a avaliação e identificação dos principais músculos acometidos, fazemos um procedimento denominado de liberação miofascial, ou seja, promovemos o relaxamento e a diminuição da tensão e dor muscular por meio de procedimentos específicos e controlados, tanto pelo uso da terapia manual quanto de recursos eletrotermofototerapêuticos.

TRATAMENTO DA COLUNA CERVICAL

BENEFÍCIOS

Em muitas ocasiões, os pacientes que apresentam DTM ou dor orofacial têm, também, dores na coluna cervical. Dores na cabeça, face lateral do rosto nem sempre estão relacionadas às disfunções temporomandibulares (DTM). Assim, é importantíssimo o paciente receber uma avaliação específica para um diagnóstico correto e o fisioterapeuta que atua nesta área pode realizar estes procedimentos.

Uma vez identificado que a coluna cervical está relacionada com a dor do paciente, o tratamento poderá ser realizado de diferentes formas: exercícios, terapia manual realizadas por movimentos em que o fisioterapeuta executa na coluna cervical (pescoço) do paciente, orientações em relação ao seu quadro clínico, dentre outros procedimentos. Como resultado, o paciente, na sua grande maioria, terá uma melhora significativa das suas dores e, também, nos movimentos, o que será importante para a atividades de vida diária.

Dor orofacial      |      Cefaleia     |     DTM

SEÇÕES DE INTERESSE